Saúde da mulher aos 50 anos

À medida que as mulheres envelhecem, vão aparecendo novos desafios e sintomas a serem tratados. Além das questões que nos acompanham aos 40 anos, temos outros desafios próprios dos 50. A saúde sexual é um ponto comum a ser avaliado nessa idade, pois várias mulheres já entraram na menopausa propriamente dita. As mudanças ocorrem devido a uma série de fatores físicos, emocionais e hormonais. Vamos ver alguns desses:

Menopausa

• Durante a menopausa, ocorrem mudanças hormonais significativas, como diminuição nos níveis de estrogênio e progesterona, o que pode acarretar secura vaginal, diminuição da lubrificação vaginal e redução da elasticidade dos tecidos vaginais, tornando o sexo desconfortável ou doloroso para algumas mulheres.

Diminuição da Libido:

• Algumas mulheres podem experimentar uma diminuição na libido (desejo sexual) à medida que envelhecem, influenciado por fatores hormonais, emocionais, relacionais e de saúde. Mudanças na autoimagem, estresse, preocupações com o envelhecimento e problemas de saúde crônicos podem contribuir para essa alteração.

Disfunção Sexual:

A disfunção sexual inclui, dificuldade em atingir o orgasmo (anorgasmia), dor durante a relação sexual (dispareunia) e falta de excitação sexual (desejo sexual hipoativo), pode ocorrer em mulheres de todas as idades, mas se torna mais comum com o envelhecimento. Mudanças hormonais, problemas de saúde crônicos, medicamentos e questões emocionais podem contribuir para a disfunção sexual.

• Condições de saúde crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e distúrbios neurológicos, podem afetar a saúde sexual das mulheres. Essas condições podem interferir na circulação sanguínea, nos nervos e nos níveis hormonais, resultando em disfunção sexual.

• Alguns medicamentos, como antidepressivos, medicamentos para pressão arterial, anti-histamínicos e certos contraceptivos hormonais, podem afetar a libido, a lubrificação vaginal e a função sexual das mulheres.

• A autoimagem e a autoestima podem desempenhar um papel importante na saúde sexual das mulheres. À medida que envelhecem, algumas mulheres podem enfrentar mudanças em seu corpo e em sua aparência, o que pode afetar sua confiança e desejo sexual.

É importante que as mulheres conversem abertamente com seus parceiros e profissionais de saúde sobre quaisquer preocupações relacionadas à saúde sexual. Existem várias opções de tratamento disponíveis para abordar problemas de saúde sexual, incluindo terapia sexual, medicamentos, terapias hormonais, fisioterapia pélvica e abordagens comportamentais. Adotar um estilo de vida saudável, praticar exercícios físicos regularmente, gerenciar o estresse e manter uma comunicação aberta e honesta com o parceiro podem ajudar a melhorar a saúde sexual ao longo do tempo.

A fisioterapia pélvica tem o objetivo de melhorar os sintomas físicos, muitas vezes de forma rápida, porém é necessário cuidar do aspecto emocional que o impacto de uma disfunção sexual pode causar. Afinal as relações interpessoais são a base de vivência do ser humano, um ser social.